Logotipo ENACOM branco

BLOG

Logotipo ENACOM branco

BLOG

2001: Uma Odisseia da Indústria 4.0

 

O premiado autor de obras de ficção científica, Arthur Charles Clarke, no filme coescrito com o diretor de cinema Stanley Kubrick, “2001: Uma odisseia no espaço”, nos adiantou diversas semelhanças em termos de tecnologia com os dias atuais.

Mas os fãs da inteligência artificial surrealista do cinema nos anos 1960 jamais poderiam imaginar que menos de 70 anos depois haveria uma realidade bastante parecida com aquela descrita nos filmes. Continue lendo para identificar essas semelhanças e relacioná-las com o nosso cotidiano.

 

z3WW2S24SPdwpEyvbTQPthYwL1Y

A Indústria 4.0 e a ficção de Clarke e Kubrick caminham juntos para o futuro da tecnologia

 

2001 antecipou a Indústria 4.0?

Em “2001: uma odisseia no espaço”, Clarke descreve um futuro no qual a humanidade alcança um alto nível de desenvolvimento tecnológico, com a presença de inteligência artificial avançada e espaço interplanetário como parte da vida cotidiana.

No filme, o computador HAL 9000 é uma inteligência artificial extremamente avançada, capaz de processar informações complexas e tomar decisões com base nelas.

E apesar de a nossa realidade cotidiana não estar em um nível tão avançado, a visão futurista do filme se assemelha muito aos fundamentos da indústria 4.0, que busca integrar tecnologias digitais e físicas para otimizar os processos de produção e a relação entre humanos e máquinas.

Além disso, em nossas tecnologias cotidianas já temos assistentes virtuais como a Siri, a Alexa e o Google Assistant, que são capazes de realizar tarefas simples, como responder a perguntas, fornecer informações sobre a previsão do tempo, tocar música, entre outros.

 

Conectividade, automação e análise de dados do filme na indústria 4.0

Nos dias atuais, a automação ainda é uma realidade mais comumente explorada na indústria, com robôs e softwares sendo utilizados para automatizar tarefas e aumentar a eficiência produtiva, assim como em muitas soluções desenvolvidas pela Enacom.

Mas tanto a visão de Clarke quanto a indústria 4.0 destacam a importância do uso de dados e análise para tomada de decisões, assim como a ênfase na conectividade e na comunicação entre sistemas.

Prova disso é que um dos principais pilares da indústria 4.0 é a automação e a digitalização dos processos de produção. Em “2001: uma odisseia no espaço”, essa funcionalidade é exemplificada pela presença do computador HAL 9000, um sistema de inteligência artificial que controla a espaçonave Discovery One.

No filme, a espaçonave é equipada com sistemas de monitoramento e coleta de dados, enquanto na indústria 4.0 utilizamos sensores e Internet das Coisas (IoT) para coletar informações em tempo real nas linhas de produção, por exemplo.

Já em termos de conectividade, no filme, as espaçonaves estão interconectadas e são capazes de se comunicar entre si, assim como na indústria 4.0, em que a conectividade é essencial para criar uma rede de informações que permita uma comunicação fluida entre máquinas, produtos e pessoas, criando uma cadeia de produção mais eficiente e flexível.

 

HAL 9000 e Alexa há alguns efeitos especiais de distância

Em 2001, o filme mostra o uso de itens como computadores pessoais de potencial avançado e com toque sensível à tela e sistemas de segurança biométricos, como a identificação através de impressão digital, o que para nós já deixou de ser inalcançável faz tempo, visto que essas tecnologias estão presentes em muitos dispositivos, como smartphones, laptops e até mesmo em portas de segurança.

Podemos dizer que, apesar de muitos aspectos descritos no filme já passarem despercebidos para nós, é inegável o quanto a Enacom Group e o filme compartilham a perspectiva de um futuro tecnologicamente avançado na Indústria 4.0.

Há 14 anos que a automação, a digitalização dos processos e a utilização de dados e análises são fundamentais nas soluções desenvolvidas pela Enacom para alcançar um alto nível de eficiência e expandir os limites da capacidade das empresas, assim como a ficção científica dos anos 1960 fazia com seus robôs interagindo com humanos.

Quer alavancar o potencial da sua empresa com tecnologias disruptivas da Indústria 4.0? Converse com os nossos especialistas.

 

 

 

 

Eleve o seu nível competitivo com a ENACOM

Soluções de Ponta a Ponta e Customizadas para seu negócio

Principais Segmentos

Contato

Redes Sociais

82 / 100