A Supply Chain na Logística da Indústria 4.0
Entenda como a Supply Chain revolucionou a cadeia de suprimentos na Indústria 4.0 de forma sustentável e aliada à tecnologias de ponta.
BLOG
BLOG
Também conhecida como Computação em nuvem, a Cloud Computing é uma tecnologia que permite o uso remoto de recursos da computação por meio da conectividade com a Internet.
Bastante popular na indústria 4.0 por permitir gerar resultados excelentes com armazenamento e gerenciamento em nuvem, a solução está cada vez mais presente em projetos tecnológicos.
Quer saber mais sobre a Computação em nuvem? Continue a leitura.
A Cloud computing é uma tecnologia que permite armazenar dados e gerenciar processos em nuvem
A computação em nuvem usa a conectividade e a grande escala da internet para hospedar os mais variados recursos, programas e informações.
A ferramenta permite o armazenamento, processamento e compartilhamento de dados e recursos de computação de forma remota, possibilitando que o usuário acesse as informações ou utilize os recursos através de qualquer computador, tablet ou telefone celular.
Dessa forma, é possível acessar softwares e serviços sem precisar instalar programas, realizar grandes investimentos em infraestrutura de TI ou conectar-se a um computador pessoal ou servidor local.
A Cloud computing está por toda parte. Se você já editou um documento no Google Docs, ouviu música no Spotify ou assistiu a um filme na Netflix, teve contato direto com a computação em nuvem.
Todos estes são serviços online que não exigem o download, instalação e acesso de qualquer tipo de software ou arquivo no seu computador. Você só precisa de um navegador e uma boa conexão com a internet para usá-los.
O modelo tradicional de computação exigia que as empresas investissem em hardwares, sistemas operacionais e softwares para conseguir algum tipo de aplicação.
A nuvem surgiu como uma forma de democratizar informações e melhorar a experiência de quem depende de recursos tecnológicos em nível pessoal ou profissional.
Redução de custos com infraestrutura: a tecnologia elimina os gastos de capital com compras de hardware e software, instalação e manutenção;
Economia de espaço: todos os recursos são armazenados de forma online;
Centralização da informação: não é mais preciso que os dados sejam mantidos em diferentes programas, com diferentes tipos de formatos, autenticação e acessos;
Espaço de acordo com a necessidade do cliente: fornece a quantidade ideal de recursos, armazenamento e processamento de acordo com o que o cliente precisa;
Trabalho remoto: funcionários da empresa podem acessar todos os dados através de qualquer computador, notebook, tablet ou smartphone, desde que estejam conectados à internet. Dessa forma, é possível trabalhar remotamente e colaborar com equipes em diferentes lugares do mundo.
Além disso, é importante citar a qualidade da segurança, a atualização automática do servidor, a usabilidade das plataformas, os serviços de assistência técnica e backups que garantem o cuidado com os dados.
Em meio a tantos benefícios, a computação em nuvem se tornou a escolha preferida de muitas empresas e usuários em geral. Com sua flexibilidade, redução de custos, mobilidade e segurança dos dados, esta se tornou uma ferramenta tendência para empresas e usuários em todo o mundo.
A computação em nuvem usa um servidor remoto para conectar dispositivos dos usuários a recursos centralizados. Um servidor remoto armazena todos os dados e programas de que você precisa, possibilitando que você os acesse de qualquer lugar, mesmo que estejam armazenados a quilômetros de distância.
Existem 3 tipos de computação em nuvem: o público, o privado e o híbrido. Se você tem uma empresa e planeja usar um serviço na nuvem, precisa saber que a escolha dependerá de fatores relacionados a custo, disponibilidade, desempenho e expectativas.
Nuvem pública
São recursos computacionais, como servidores e armazenamento, fornecidos por terceiros e disponíveis para qualquer pessoa ou empresa que deseje contratá-los.
Nesse modelo, o cliente é responsável pelo que será enviado para a nuvem, seja um backup, um aplicativo ou alguns arquivos, enquanto o provedor de nuvem está preocupado com a manutenção, segurança e gerenciamento de todos os recursos.
Ao oferecer soluções unificadas, esse modelo acaba sendo mais barato. Portanto, a nuvem pública é indicada para empresas que desejam economizar em investimentos.
Nuvem privada
Nesse modelo, a empresa mantém a infraestrutura da nuvem em seu domínio interno e oferece acesso restrito a usuários selecionados, como funcionários e parceiros.
A nuvem privada oferece à empresa a possibilidade de personalizar as funções e o suporte às suas necessidades. Como a nuvem é projetada exclusivamente para ela, todos os processos são direcionados para a realidade do negócio.
Em geral, a nuvem privada é usada por organizações que devem seguir certos regulamentos e regras específicas sobre segurança e privacidade de dados e informações, como é o caso de algumas instituições financeiras e governamentais.
Nuvem híbrida
A nuvem híbrida significa a união dos dois modelos anteriores, ou seja, a combinação que permite compartilhar dados e aplicativos entre os dois.
Assim, de acordo com a necessidade e a estratégia do negócio, alguns recursos são utilizados de forma privada, outros são utilizados publicamente ou estão ligados por meio de tecnologias.
A computação em nuvem oferece uma ampla variedade de serviços, ferramentas e funcionalidades para atender às necessidades das empresas. Entre as principais destacam-se:
SaaS (Software como serviço)
O SaaS permite que você acesse o software sem comprar sua licença, usando-o gratuitamente na nuvem, geralmente com recursos limitados.
Nesse formato, a empresa acessa o software pela Internet, sem a necessidade de se preocupar com a instalação, configuração e investimento em licenças.
Serviços de e-mail e outros aplicativos públicos, como Skype, Whatsapp, LinkedIn e Facebook funcionam com esse modelo, e por isso, o mecanismo é bastante popular.
PaaS (Plataforma como serviço)
Neste modelo de nuvem, é contratado um ambiente completo de desenvolvimento no qual é possível criar, modificar e otimizar softwares e aplicativos.
A vantagem do modelo PaaS é que ele inclui sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento, sistemas de gerenciamento de bancos de dados, além de toda a infraestrutura necessária para executar ou aperfeiçoar aplicações web ou móveis.
A equipe de desenvolvimento só precisa se preocupar com a programação da aplicação, uma vez que a administração, manutenção e atualização da infraestrutura são deixadas para o provedor.
IaaS (Infraestrutura como serviço)
No modelo IaaS, os recursos de infraestrutura são alugados, como servidores, datacenters, hardware e outras ferramentas que permitem a transmissão e o armazenamento de dados.
A grande vantagem deste modelo é a sua escalabilidade. Em um mês você pode querer servidores virtuais onde armazenará poucos dados e terá pouco tráfego, enquanto no mês seguinte, poderá solicitar o dobro dos recursos.
Assim, o mecanismo funciona como contratar um serviço de streaming, é possível cancelá-lo, aumentá-lo ou reduzi-lo a qualquer momento.
Armazenamento de dados: empresas utilizam a nuvem para armazenar grandes quantidades de dados de forma segura e acessível, permitindo a colaboração e o compartilhamento de informações entre diferentes equipes e unidades.
Análise de Big Data: a Cloud computing possibilita a análise de grandes volumes de dados em tempo real, facilitando a tomada de decisão e o planejamento de estratégias mais eficientes.
Simulações e modelagem: a computação em nuvem permite a criação de ambientes de simulação e modelagem complexos, que permitem antecipar e evitar erros ou falhas nos processos industriais.
Controle de qualidade: a nuvem possibilita o monitoramento remoto e contínuo de processos produtivos, garantindo a qualidade dos produtos e o cumprimento de metas de produção.
Automação robótica: robôs e máquinas industriais podem ser controlados e programados remotamente, usando a nuvem como plataforma de gestão e monitoramento. Isso permite maior flexibilidade e agilidade na produção, além de reduzir os custos e riscos associados à manutenção e atualização de sistemas industriais.
Na Enacom Group utilizamos a Cloud Computing em nossas soluções para análise de dados, simulações, controle de qualidade e na automação de sistemas. Há 14 anos promovendo soluções que acompanham as tendências tecnológicas, como a Indústria 4.0. o nosso time está pronto para atender a demanda da sua empresa. Fale com os nossos especialistas e desbloqueie o potencial do seu negócio.
Entenda como a Supply Chain revolucionou a cadeia de suprimentos na Indústria 4.0 de forma sustentável e aliada à tecnologias de ponta.
Conheça a Internet das Coisas, rede formada por objetos incorporados a tecnologias que permitem a conexão com a rede mundial de computadores, viabilizando a troca de dados entre eles.