Logotipo ENACOM branco

BLOG

Logotipo ENACOM branco

BLOG

Como a IA está revolucionando a Indústria 4.0

 

No contexto da Indústria 4.0, a Inteligência Artificial é um dos pilares que tem permitido o avanço de performance de mercado para empresas em fase de amadurecimento digital em diferentes níveis industriais e o progresso da transformação digital dentro da manufatura no Brasil está diretamente relacionado à utilização de IA na indústria.

A revolução dos processos de manufatura na Indústria 4.0 tem como base a mudança do paradigma industrial focado em soluções reativas de problemas para a implementação proativa de máquinas, processos e produtos combinados a tecnologias híbridas.

Desde aperfeiçoar a eficiência operacional e gerenciar a cadeia de suprimentos até planejar melhores condições para equipes operacionais, o aprendizado de máquina e a automação industrial são capazes de abrir novos caminhos para os negócios. Continue lendo para saber mais sobre a revolução da IA na indústria.

 

A Inteligência Artificial na Indústria 4.0 permite diversas melhorias operacionais e de qualidade 

 

Os benefícios da IA na automação de linhas de produção

Manter uma fábrica digitalmente equipada com máquinas inteligentes impacta na evolução dos processos e torna a performance da produção das empresas mais eficiente. Confira os principais benefícios da IA na automação de processos que permitem melhorias operacionais, redução de erros e maior controle de qualidade e segurança, garantindo a satisfação do consumidor final:

Aumento da produtividade

Os dispositivos inteligentes podem melhorar a execução operacional dentro das linhas manufatureiras e das instalações de produtos, impulsionando a produtividade.
Por meio de Machine Learning, ao extrair resultados significativos de dados em tempo real, essas tecnologias monitoram e analisam a produção para identificar onde podem corrigir problemas de qualidade ou onde o desempenho do processo é inferior ao pretendido.

 

Redução de custos

Fazer uso das tecnologias inteligentes para aprimorar a capacidade de análise da operação da fábrica permite que os recursos sejam destinados de forma inteligente, com base em previsões mais assertivas dos custos operacionais e de estoques, por exemplo.
Desta forma, análises mais precisas permitem eliminar os custos de inatividade e reduzir os gastos com inspeção e manutenção.

 

Segurança e prevenção de riscos

Robôs industriais são capazes de manter uma mobilidade precisa em ambientes complexos. Por isso, podem ajudar na resposta imediata aos fatores e às circunstâncias que geram insegurança para os funcionários de setores de risco nas empresas.
Com esta tecnologia, as máquinas podem monitorar o desempenho dos trabalhadores na conclusão de uma tarefa que não pode ser totalmente automatizada na linha de produção, por exemplo, fortalecendo a segurança e reduzindo riscos de possíveis acidentes.

 

Apoio na tomada de decisão

Com o aprendizado de máquina e sensores aplicados à gestão da fábrica, os gestores podem obter insights mais assertivos, baseados em volumes de dados em tempo real, para prever tendências de produtividade que impactam em aumento de vendas e performance de serviços, influenciando na competitividade de mercado.

 

IA e análise de dados para otimização de processos industriais

A análise de dados na indústria é fundamental em um cenário 4.0, pois permite uma importância ainda mais significativa dos números da empresa em um contexto de Big Data onde há muita informação a ser analisada.

Ao estruturar uma boa análise de dados é possível tomar decisões muito mais assertivas, fundamentadas em informações confiáveis e que representam o verdadeiro cenário da indústria.

Com isso, os softwares inteligentes baseados em dados podem ajudar as empresas a simplificar fluxos de trabalho por meio dos sistemas de automação que dão aos gestores uma visibilidade abrangente dos processos da operação de máquinas e da gestão de pessoas, por exemplo.

Além disso, a análise de dados em tempo real é outra vantagem importante do uso de soluções baseadas em IA. Isso porque a sua capacidade de processamento fornece informações valiosas sobre as operações de negócios e identifica tendências, permitindo que as organizações tomem decisões mais informadas e precisas.

Por isso, empresas equipadas com soluções baseadas em IA, são capazes de automatizar e personalizar a análise dos seus dados em tempo real, garantindo que as informações sejam entregues aos profissionais e times que precisam delas no momento certo.

 

IA e controle de qualidade: reduzindo defeitos de fabricação

A manutenção de níveis desejados de qualidade dos produtos tem relação com a previsibilidade dos processos baseados em um conjunto de parâmetros que devem ser seguidos na indústria para uma manufatura enxuta.

Os dispositivos inteligentes podem ajudar a reduzir os defeitos de fabricação e alcançar os níveis de qualidade ao utilizar algoritmos para detectar com agilidade defeitos em processos ou inconformidades na qualidade esperada de produtos.

Esses aspectos podem ser identificados quando os sistemas emitem alertas de comprometimento da qualidade desejada na sua fabricação e nos seus processos de gestão interna das equipes, agilizando a produção e identificando os defeitos.

Além disso, aqui a interconectividade de softwares pode ser aplicada na previsão de perdas em diferentes níveis, como por exemplo, a perda financeira com a análise prévia dos preços de matéria-prima, o que é um desafio para a indústria.

A previsão de perdas pode estar ainda no rastreio da condição de vida útil de equipamentos, que podem ser reparados sem que haja interrupção da produção em horários programados e minimizando o tempo de inatividade da fábrica.

Ainda é possível destacar a possibilidade de avaliar estoques, evitando a necessidade de produção a mais ou a menos, conforme a demanda do mercado ou dos clientes.

 

IA e manufatura enxuta: melhorando a eficiência operacional

O uso da inteligência artificial nas empresas tem se tornado peça-chave para a melhoria da eficiência operacional e auxílio no controle de qualidade industrial.

Com a complexidade no gerenciamento empresarial na Indústria 4.0, as soluções inteligentes se mostram cada vez mais promissoras na otimização de processos, redução de custos e minimização de riscos.

Possibilitando o processamento de grandes quantidades de dados em tempo real, a IA pode analisar informações de vários sistemas e identificar áreas que precisam de melhorias, permitindo que as equipes de TI identifiquem gargalos e processos ineficientes, melhorem a produtividade e desenvolvam soluções que reduzam o tempo necessário para concluir tarefas.

Além disso, as tecnologias 4.0 são capazes de automatizar tarefas repetitivas, como o monitoramento de sistemas, por exemplo, o que possibilita que os colaboradores, antes dedicados a essas demandas, passem a se concentrar em outras atividades mais complexas e estratégicas.

As soluções baseadas em IA tornam o gerenciamento mais ágil, eficiente e adaptável às mudanças e exigências do mercado, melhorando a capacidade das empresas em se manter competitivas, em conformidade com a legislação e capazes de atender às necessidades dos clientes com excelência.

 

Empresas resilientes tendem a se adaptar às mudanças com assertividade e competitividade, e diante dos desafios da IA na Indústria 4.0, definir estratégias de atuação neste sentido e contar com parceiros especialistas é o melhor caminho.

A Enacom Group é especialista em desenvolver soluções para os problemas complexos da indústria e atua há 14 anos no mercado. Converse com o nosso time e avance a competitividade do seu negócio.

 

 

 

 

 

 

 

Eleve o seu nível competitivo com a ENACOM

Soluções de Ponta a Ponta e Customizadas para seu negócio

Principais Segmentos

Contato

Redes Sociais

81 / 100