Logotipo ENACOM branco

BLOG

Logotipo ENACOM branco

BLOG

Computação em Nuvem: impulsionando a Indústria 4.0

 

Capaz de usar a conectividade e a grande escala da internet para hospedar recursos, programas e informações variadas e permitir que sejam acessados pelo usuário de qualquer lugar, o Cloud Computing é uma tecnologia que veio para aumentar a capacidade de recebimento de dados e se mostra bastante útil e popular na Indústria 4.0.

A computação em nuvem trouxe inúmeras vantagens para as empresas, garantindo assertividade e eficiência ao cortar gastos com downloads, softwares, hardwares e sistemas operacionais, e reduzir custos com infraestrutura, tornando o trabalho mais acessível, dinâmico e seguro. Continue lendo para saber mais sobre esta tecnologia e seus benefícios.

 

cloud-computing

A Computação em Nuvem permite uma melhor utilização dos recursos com economia e segurança

 

Os benefícios da Computação em Nuvem para a armazenagem de dados industriais

Uma das principais vantagens da Computação em Nuvem é fazer com que os recursos sejam bem utilizados nas corporações e indústrias, poupando tempo e dinheiro.

Por isso, a tecnologia traz uma experiência totalmente flexível no que diz respeito à infraestrutura de hardware, o que acaba otimizando muitos recursos computacionais de forma automática e prática.

Além disso, na indústria, o Cloud Computing (computação em nuvem) pode atuar juntamente com o Edge Computing (computação de borda), de forma que os dados da empresa são processados o mais próximo possível da fonte de dados, como é o caso da necessidade de processar um alto volume de dados em tempo real nos sensores dos equipamentos das fábricas, transmitindo suas informações para o software que fará as melhorias necessárias em operações distribuídas pela fábrica.

Para entender melhor, confira alguns benefícios desta tecnologia aplicados à indústria:

 

Praticidade no compartilhamento de dados

O fato da computação em nuvem não necessitar de um espaço físico, faz com que diversas pessoas possam acessar os mesmos arquivos de diferentes ambientes.

A vantagem disso para as empresas é a praticidade para o acesso dos colaboradores aos conteúdos armazenados na nuvem em tempo real.

Isso possibilita uma melhor colaboração e integração entre os setores, trazendo uma comunicação muito mais rápida e otimizada.

 

Facilidade no monitoramento

A computação em nuvem também facilita quando se trata de controlar as operações e acompanhá-las em tempo real mesmo que não se esteja presente fisicamente.

O gestor que tem acesso aos dados, pode monitorar o desempenho de seus colaboradores e da fábrica de forma flexível e eficaz mesmo de longe, possibilitando a tomada de decisões de forma ágil e eficiente.

 

Economia

Com a computação em nuvem é possível reduzir custos com a aquisição de helpdesks (serviço de apoio e suporte a problemas técnicos) e servidores, por exemplo, o que traz uma diminuição de gastos significativa para as empresas.

Além disso, o tempo é muito melhor aproveitado, uma vez que as informações estão dispostas em um ambiente otimizado e tudo pode ser feito de forma automática.

 

A Nuvem e a conectividade entre máquinas na Indústria 4.0

O setor industrial é um dos ramos que tem mais potencial para usufruir das tecnologias da Indústria 4.0, como a computação em nuvem.

Isso porque essa ferramenta em si já é capaz de inovar o trabalho da empresa e impulsionar o crescimento sem que seja preciso um alto investimento.

Em empresas que trabalham com a computação em nuvem, tudo ou quase tudo o que é feito em seu modelo operacional é conectado de modo totalmente digital. Neste contexto, a tecnologia promove muito mais agilidade no trabalho, permitindo que os colaboradores interajam com os dados armazenados nos servidores virtuais em tempo real.

Dessa forma, é possível fazer a integração entre os departamentos da empresa e otimizar a comunicação, fazendo com que as pessoas atuem somente na supervisão e nas decisões sobre as soluções, visto que o trabalho é feito exclusivamente por máquinas que trocam dados entre si por meio da conectividade que o servidor em nuvem proporciona.

 

Escalabilidade e flexibilidade da Computação em Nuvem na Indústria

Com a computação em nuvem atuando no processamento de grandes volumes de informações e a computação de borda processando dados em tempo real, permitindo análises e respostas rápidas, a capacidade de melhor desempenho e flexibilidade de demandas nas empresas é impulsionada.

Isso porque um dos pontos em que a computação em nuvem se mostra indispensável é no aumento da produtividade sem que a qualidade final da produção seja comprometida.

Ao promover muito mais agilidade no trabalho entre os colaboradores com as informações disponíveis em servidores virtuais, reduzir custos de operação, otimizar o monitoramento dos insights e melhorar o desempenho das operações, a computação em nuvem na indústria também pode trazer melhoras significativas na escalabilidade dos negócios de modo ágil e sem perda de desempenho, sendo esta uma de suas maiores vantagens.

Atualmente a computação em nuvem oferece uma ampla variedade de serviços, ferramentas e funcionalidades para atender às necessidades das empresas. Entre as principais ofertas, destacam-se três modelos:

 

Software como serviço (SaaS)

O SaaS permite que você acesse o software sem comprar sua licença, usando-o gratuitamente na nuvem, geralmente com recursos limitados.

Nesse formato, a empresa acessa o software pela Internet, sem a necessidade de se preocupar com a instalação, configuração e investimento em licenças.

Muitos CRMs e ERPs funcionam através do SaaS. Os serviços de e-mail e outros aplicativos públicos, como Skype, Whatsapp, LinkedIn e Facebook também funcionam com esse tipo de modelo, e é por isso que é o mecanismo mais popular.

 

Plataforma como serviço (PaaS)

Neste modelo de nuvem, é contratado um ambiente completo de desenvolvimento on demand, no qual é possível criar, modificar e otimizar softwares e aplicativos.

A vantagem deste modelo é que ele inclui sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento, sistemas de gerenciamento de bancos de dados, serviços de Business Intelligence e muitos outros recursos, além de toda a infraestrutura necessária para executar ou aperfeiçoar aplicações web ou móveis.

A equipe de desenvolvimento só precisa se preocupar com a programação da aplicação, uma vez que a administração, manutenção e atualização da infraestrutura são deixadas para o provedor.

 

Infraestrutura como serviço (IaaS)

No modelo IaaS, os recursos de infraestrutura são alugados, como servidores, routers, racks, datacenters, hardware e outras ferramentas que permitem a transmissão e o armazenamento de dados.

A grande vantagem deste modelo é a sua escalabilidade. Afinal, em um mês, você pode exigir alguns servidores virtuais onde você armazenará poucos dados e terá pouco tráfego, enquanto, no mês seguinte, poderá solicitar o dobro dos recursos.

Assim, o mecanismo funciona como contratar um serviço de streaming, é possível cancelá-lo, aumentá-lo ou reduzi-lo a qualquer momento.


Segurança cibernética na Computação em Nuvem para a Indústria 4.0

A computação em nuvem dá às empresas acesso a um novo patamar de atendimento ao cliente, garantindo a coleta e armazenamento de dados e a conveniência de sistemas interconectados com compartilhamento rápido de arquivos.

No entanto, há certos riscos como os crimes cibernéticos, que podem causar danos à integridade dos dados de uma empresa caso o seu ambiente de nuvem não tenha uma segurança eficaz.

Por isso, empresas equipadas com a segurança na nuvem podem melhorar o nível de proteção de seus ativos digitais e mitigar os riscos associados a erros humanos, reduzindo a probabilidade de que a organização sofra uma perda prejudicial devido a uma violação evitável.

A partir disso há algumas estratégias que fortalecem os ambientes de computação baseados em nuvem que podem ser úteis para a garantia da segurança dos dados das empresas, como por exemplo:

 

Monitoramento sempre ativo

Procure por provedores de segurança em nuvem que oferecem um acompanhamento com registros do que está acontecendo em suas plataformas em nuvem. Assim, caso ocorra um incidente, sua equipe de segurança pode inspecionar e comparar os logs internos com os registros do seu provedor para obter informações sobre possíveis ataques ou alterações. Isso pode ajudar a detectar e responder rapidamente a quaisquer incidentes que possam ocorrer.

 

Acompanhamento das alterações

Seu provedor de segurança em nuvem deve oferecer protocolos de gerenciamento de alterações para monitorar os controles de conformidade quando as alterações são solicitadas, os ativos são alterados ou movidos ou novos servidores são provisionados ou desativados. Aplicações dedicadas de gerenciamento de mudanças podem ser implantadas para monitorar automaticamente comportamentos incomuns para que você e sua equipe possam agir rapidamente para mitigá-los e corrigi-los.

 

Proteção de dados abrangente

O seu provedor deve oferecer proteção de dados aprimorada com criptografia adicional para todas as camadas de transporte, autenticação em duas etapas, opções de restauração e recuperação dos dados, monitoramento contínuo de gerenciamento de riscos, além de um compartilhamento seguro de arquivos e comunicações para a proteção em todos os sentidos e formatos dos dados da sua empresa.

 

A Computação em Nuvem é hoje a chave para a flexibilidade nas empresas e pode impulsionar o potencial dos negócios.

Na Enacom Group, há 14 anos desenvolvemos soluções para empresas que querem se manter competitivas no mercado. Se você busca potencializar o seu negócio com tecnologias escaláveis, fale com o nosso time de especialistas e seja um parceiro Enacom.

 

 

 

curso indústria 4.0

 

 

 

Eleve o seu nível competitivo com a ENACOM

Soluções de Ponta a Ponta e Customizadas para seu negócio

Principais Segmentos

Contato

Redes Sociais

91 / 100