Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Como conseguir o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal? Veja dicas sobre como adaptar e gerir a sua rotina de trabalho e vida pessoal com tranquilidade.
BLOG
BLOG
Metodologias quantitativas são comumente empregadas na gestão de ativos para carteiras de energia. No Brasil, o modelo computacional NEWAVE é amplamente utilizado para gerar cenários de produção hidráulica e preços futuros, que resultam em distribuição de receita. Essa distribuição é utilizada para estimar a receita da carteira e avaliar o seu risco.
Pesquisadores da nossa base de especialistas, no entanto, consideraram algumas deficiências neste modelo, que embora bem estabelecido, ignora alguns itens como o risco operacional. Continue lendo para saber mais sobre a análise dos pesquisadores da Enacom a respeito da tomada de decisão multiobjetivo em ativos de Energia.
A gestão eficiente de riscos é essencial para o melhor desempenho da indústria de Energia
A energia elétrica é uma commodity com alta volatilidade e incerteza em seu preço, pois com a evolução dos mercados de energia, criou-se a possibilidade de os agentes de mercado negociarem livremente, o que torna os mercados mais dinâmicos e competitivos.
Com as mudanças no setor elétrico e os avanços na abertura do mercado de energia, que levaram ao aumento do número de transações, os agentes perceberam que a gestão eficiente de riscos é essencial para o desempenho saudável dessa atividade.
Por isso, a análise de risco é estrategicamente importante e necessária para identificar fatores que influenciarão o retorno financeiro de um investimento.
A aquisição de novos ativos energéticos por um agente gerador não pode ser decidida apenas com base em seus custos de investimento ou geração por se tratar de uma atividade com impactos de longo prazo. Assim, durante a tomada de decisão sobre uma mudança na carteira, riscos de diferentes naturezas devem ser considerados.
Os pesquisadores entendem que um ponto importante na tomada de decisão em condições de incerteza é a ausência de soluções ótimas, independentemente de o problema ser monocritério ou multicritério, de forma que a solução ótima para um cenário pode não ser ótima para outro.
Então uma decisão em condições de incerteza é uma solução robusta que permite atender qualquer cenário da melhor maneira. Para encontrar uma solução robusta todas as abordagens, métodos e estratégias de Pesquisa Operacional são direcionados para a obtenção de soluções ótimas, que não existem.
Ao considerar isso, os pesquisadores da Enacom aplicaram uma estratégia em seu trabalho que foi direcionada para encontrar as piores soluções, de forma que ao cortá-las seja possível aplicar qualquer tipo de informação de preferência, possibilitando reduzir as regiões de incerteza de decisão.
O artigo, portanto, propõe a evolução de uma herança metodológica para a seleção de portfólios de energia, de forma que a sensibilidade encontrada no mercado brasileiro de energia possa ser contornada e possibilite uma múltipla tomada de decisão mais assertiva e segura.
Para saber mais sobre este estudo, confira o artigo completo em “Tomada de Decisão Multiobjetivo na Aquisição de Ativos de Energia” e entenda a análise dos especialistas da Enacom.
Como conseguir o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal? Veja dicas sobre como adaptar e gerir a sua rotina de trabalho e vida pessoal com tranquilidade.
Entenda o impacto da Eficiência Energética na Indústria e saiba como implementar soluções responsáveis em seu negócio.