Digital Twin na logística: entenda suas aplicações
Entenda como as funcionalidades do Gêmeo Digital podem ser trabalhados no setor de logística.
BLOG
BLOG
A Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, anunciou que os Digital Twins (Gêmeos Digitais) estão entre as 10 principais tendências no mundo corporativo da Indústria 4.0 para este ano.
Um Digital Twin é uma cópia digital de um produto, processo ou equipamento capaz de aperfeiçoar processos fabris, reduzir custos com protótipos e diminuir o tempo de lançamento de um produto no mercado.
Bastante popular na indústria 4.0 por permitir avaliar o funcionamento do protótipo antes mesmo de torná-lo físico, a tecnologia está cada vez mais presente em projetos tecnológicos e pode ser útil também para a sua empresa.
Quer saber mais sobre o Digital Twin? Continue a leitura.
O Digital Twin permite criar a cópia digital de um produto e trazer insights antes mesmo de torná-lo físico
Um Digital Twin é uma réplica virtual feita à imagem e semelhança de um produto, como por exemplo, um multimodal, uma aciaria, uma hidrelétrica, um porto, etc.
Assim, o digital twin é um processo que permite antever, controlar e otimizar diversas operações, promovendo a simulação do real no virtual e avaliando o seu funcionamento e status dos ativos e processos.
A partir disso, se incorporam dados em tempo real que podem ser reunidos através de sensores ou tecnologias relacionadas ao Big Data.
Depois de coletadas, as informações são processadas com Inteligência Artificial, Cloud Computing e Machine Learning para criar uma representação viva que sente, pensa e age para a otimização de um processo ou produto.
A partir da criação de um digital twin, a cópia começa a operar dentro de um mundo simulado, alimentado por inúmeros dados e algoritmos que são capazes de mostrar os resultados de maior probabilidade da execução do objeto referência.
As simulações são capazes de prever desempenhos, criar diferentes hipóteses, detectar falhas, projetar melhorias e gerar insights profundos sobre funcionalidades, tudo isso com muito mais velocidade e menos custos do que teriam as averiguações materiais.
Assim o digital twin proporciona uma tomada de decisão mais assertiva, indicando para os especialistas o melhor curso de ação, dadas as condições estabelecidas pelos sistemas para decisões horárias, semanais e mensais.
A tecnologia pode ser utilizada desde a projeção de pequenas peças, como parafusos, até a criação de fábricas, processos industriais, máquinas, foguetes ou cidades inteiras.
Inicialmente, os digital twins eram apenas modelos sofisticados de computador em 3D, mas a Inteligência Artificial (IA) combinada com a Internet das Coisas (IoT) e o Big Data permitiu que algo seja construído digitalmente para aprender constantemente e ajudar a melhorar a versão física do item.
Na prática, essa tecnologia robusta recorre a sensores que fazem a coleta de dados a respeito das condições de trabalho e ações físicas sobre o objeto referência e de como ele reage a certos estímulos.
Muitos dados são coletados para que os parâmetros do virtual twin a ser criado sejam fidedignos à realidade do objeto.
O componente é conectado a um sistema baseado em Cloud Computing e os dados gerados são monitorados por sensores a todo instante.
A partir daí, dados contextuais e feedbacks importantes são transmitidos aos observadores de plantão.
Aliado a isso, muito é descoberto sobre um processo, objeto ou sistema quando o Digital Twin é analisado por uma frente ampla que conta com especialistas e tecnologia de ponta agindo em simultâneo.
Uma das principais vantagens dos digital twins é a possibilidade de identificar problemas com antecedência e resolvê-los mais rapidamente.
Eles podem alertar sobre qualquer problema futuro, incidente ou anomalia em seu funcionamento por meio de interações diretas com humanos, assim como fazia o HAL 9000, supercomputador do filme 2001: Uma odisseia no espaço de Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke que, através da ficção, adiantaram um simbólico protagonista da 4ª Revolução Industrial.
Os twins também podem trabalhar de forma autônoma por serem capazes de analisar uma situação, propor soluções otimizadas e colocá-las em operação.
Além disso, quando uma empresa constrói uma réplica digital de seus produtos, dos ambientes em que opera e dos sistemas que os produzem, é possível prever virtualmente tudo o que acontecerá no mundo físico.
Para os engenheiros, os digital twins são muito úteis porque, ao contarem com um histórico detalhado do modelo anterior, podem corrigir erros e criar novas versões mais confiáveis.
As funcionalidades do digital twin podem variar entre testar e validar projetos em estágios iniciais, identificar e corrigir problemas e falhas, realizar treinamentos em ambientes simulados e monitorar e controlar a operação em tempo real.
Dessa forma, um digital twin pode ser usado em diversos setores, como Engenharia, Indústria, Logística, Saúde, entre outros.
Conheça o case de Digital Twin da Enacom Group aplicado ao setor de Siderurgia que possibilitou o aumento de um dia na produção sem investimentos novos em infraestrutura.
O Digital Twin pode ser utilizado para criar simulações virtuais de processos industriais e produtos acabados, permitindo testar cenários diferentes e identificar possíveis problemas antes de iniciar a produção real.
A partir do monitoramento em tempo real dos dados de produção e do comportamento das máquinas, o Digital Twin pode ser usado para realizar predições sobre a necessidade de manutenções preventivas, evitando paradas inesperadas e reduzindo custos.
É possível utilizar o Digital Twin para treinar operadores e técnicos em simulações virtuais das máquinas e equipamentos utilizados na indústria, permitindo que desenvolvam habilidades e conhecimentos essenciais de forma segura e eficiente.
O Digital Twin pode ser usado para avaliar as configurações e processos produtivos, identificando pontos de melhoria e sugerindo alterações que possam aumentar a eficiência e produtividade da linha de produção.
Ao coletar e integrar os dados de diferentes fontes na indústria, o Digital Twin pode fornecer análises e relatórios detalhados para auxiliar na tomada de decisões estratégicas, permitindo a otimização dos processos e o aumento da competitividade da empresa.
A implantação de um Digital Twin não é um processo que possa ser concluído de um dia para o outro. Dessa forma, antes de incorporar um digital twin à sua empresa, é preciso cumprir os seguintes desafios:
A Enacom Group está no mercado há 14 anos e possui expertise com Digital Twin em diversos projetos. Vemos esta tecnologia como uma tendência tecnológica mundial que vem crescendo de forma acelerada nos últimos anos e estamos preparados para atender a demanda da sua empresa. Converse com o nosso time de especialistas e desenvolva soluções com Digital Twin para a sua empresa.
Entenda como as funcionalidades do Gêmeo Digital podem ser trabalhados no setor de logística.
Descubra como o Digital Twin na Logística revoluciona a eficiência, reduz custos e melhora a visibilidade da cadeia de suprimentos. Conheça suas vantagens agora!