Digital Twin no Setor de Energia Para um Futuro Sustentável
Descubra como o Digital Twin está transformando o setor de Energia. Saiba como o HPO da Enacom Group impulsiona a eficiência energética na indústria elétrica.
BLOG
BLOG
As funcionalidades do Digital Twin podem variar entre testar e validar projetos em estágios iniciais, identificar e corrigir problemas e falhas, realizar treinamentos em ambientes simulados e monitorar e controlar a operação em tempo real.
Dessa forma, um digital twin pode ser usado em diversos setores, como Engenharia, Indústria, Logística, Saúde, Siderurgia, entre outros. Continue lendo e confira possíveis aplicações dos digital twins na Indústria 4.0.
O Digital Twin apresenta funcionalidades variadas para os diferentes estágios de projetos industriais
O Digital Twin pode ser usado para avaliar as configurações e processos produtivos, identificando pontos de melhoria e sugerindo alterações que possam aumentar a eficiência e produtividade da linha de produção industrial.
Ele também pode ser utilizado para criar simulações virtuais de processos industriais e produtos acabados, permitindo testar cenários diferentes e identificar possíveis problemas antes de iniciar a produção real.
A partir do monitoramento em tempo real dos dados de produção e do comportamento das máquinas, o digital twin também pode ser usado para realizar predições sobre a necessidade de manutenções preventivas, evitando paradas inesperadas e reduzindo custos.
Além disso, ao coletar e integrar os dados de diferentes fontes na indústria, o digital twin é capaz de fornecer análises e relatórios detalhados para auxiliar na tomada de decisões estratégicas, permitindo a otimização dos processos e o aumento da competitividade da empresa.
O digital twin pode auxiliar na área da saúde de diversas maneiras, como por exemplo, simular procedimentos cirúrgicos complexos antes de serem realizados em pacientes reais, servindo inclusive como ferramenta de treinamento para estudantes de medicina.
Mas para além disso, o digital twin pode analisar dados do paciente em tempo real para auxiliar os médicos em um entendimento mais completo da saúde do paciente, levando a diagnósticos mais precisos e tratamentos personalizados.
O digital twin também pode ser usado para monitorar o estado de saúde de pacientes de forma remota. Sensores podem coletar dados vitais, como frequência cardíaca e pressão arterial, que são transmitidos para o digital twin, de forma a permitir que os médicos monitorem pacientes em tempo real e tomem decisões aprofundadas sobre tratamentos.
Ao usar o digital twin aliado à saúde, os pesquisadores também podem simular o efeito de um medicamento em órgãos ou sistemas específicos antes de realizar testes clínicos em humanos. Isso pode acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos e reduzir os riscos associados a ensaios clínicos em pacientes reais.
O digital twin aplicado ao setor de logística é capaz de fazer o planejamento das rotas utilizando dados em tempo real sobre o tráfego visando a maior eficiência de tempo, custo e consumo de combustível, por exemplo, além de possibilitar otimizar a armazenagem identificando gargalos e propondo melhorias.
Com base em dados históricos e em tempo real, o digital twin pode fazer uma previsão de demanda futura por produtos, de forma que as empresas ajustem seus níveis de estoque e programem suas operações logísticas de acordo.
O digital twin também pode acompanhar em tempo real a localização e o status de veículos, contêineres, equipamentos e outros ativos logísticos, permitindo que as empresas otimizem o uso desses ativos e tomem decisões baseadas em dados precisos e atualizados.
Ele também é capaz de simular diferentes layouts de armazéns, identificar gargalos e propor melhorias, como a reorganização do espaço de armazenamento, otimizando o fluxo de movimentação e reduzindo o tempo de espera.
Além disso, a tecnologia pode ser usada para simular diferentes cenários, como a introdução de um novo produto, a expansão para uma nova região ou uma mudança nas políticas de distribuição, permitindo que as empresas avaliem os impactos potenciais antes de tomar decisões reais e implemente as alterações de forma mais eficaz.
No setor de energia, o digital twin pode simular diferentes cenários de uso e produção de energia, permitindo identificar as melhores estratégias de alocação e otimização dos recursos energéticos, bem como treinar operadores de usinas de energia, permitindo que eles simulem diferentes situações e aprimorem suas habilidades de tomada de decisão em ambientes virtuais, sem risco para a operação real.
Ao criar uma réplica virtual de uma usina de energia, por exemplo, é possível monitorar em tempo real o desempenho das máquinas e equipamentos, identificando possíveis falhas e agendando manutenções preventivas antes mesmo de ocorrerem problemas reais.
Da mesma forma, o digital twin pode ser usado para simular e testar diferentes técnicas e tecnologias voltadas para a eficiência energética, permitindo analisar os impactos de possíveis melhorias e soluções de economia de energia.
Com a crescente adoção de energia renovável, o digital twin também é capaz de auxiliar na integração dessas fontes no sistema de energia existente. Ele permite simular e testar o impacto da adição de fontes renováveis, como energia solar e eólica, na grade de distribuição de energia, garantindo um equilíbrio entre a oferta e a demanda.
A implantação de um Digital Twin não é um processo que pode ser concluído de um dia para o outro. Dessa forma, antes de incorporar um digital twin à sua empresa, é preciso cumprir os seguintes desafios:
Monitorar e digitalizar massivamente processos da indústria que exigem uma rigorosa arquitetura de integração e automação industrial;
Multiplicar a capacidade dos sistemas de armazenamento, gestão e análise dos dados atuais para lidar com o volume exigido pelos digital twins;
Dar o salto das representações digitais para o gerenciamento de múltiplas cópias digitais simultâneas com maior capacidade para avaliar os cenários alternativos;
O Digital Twin é uma tendência tecnológica mundial que vem crescendo de forma acelerada nos últimos anos, e na Enacom Group não é diferente. A nossa base de especialistas em tecnologias da Indústria 4.0 vem trabalhando em projetos inovadores com os gêmeos.
Fale com o nosso time de especialistas e ative o potencial da sua empresa com o Digital Twin.
Descubra como o Digital Twin está transformando o setor de Energia. Saiba como o HPO da Enacom Group impulsiona a eficiência energética na indústria elétrica.
Conheça os benefícios do Digital Twin e como ele pode melhorar a tomada de decisões, otimizar processos e impulsionar a produtividade em sua empresa.