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Enacom Group as a Great Place to Work

 

A Enacom é uma empresa de médio porte por pouco tempo. No entanto, desde pequenos, já reconhecíamos a importância e a urgência de se posicionar e agir em relação aos principais desafios do mundo.

Em maio de 2023 fomos reconhecidos pelo Selo Great Place to Work pelo segundo ano consecutivo, e no mês seguinte fomos convidados para a premiação de 6ª Melhor Empresa de Médio Porte para se trabalhar de Minas Gerais. Leia mais e conheça um pouco da cultura de resultados da Enacom neste post!

 

IMG 4986 Uma boa empresa para se trabalhar só existe quando é formada por ótimos colaboradores 

 

Um ótimo lugar para trabalhar 

Por ser uma empresa cujos valores que norteiam o crescimento são a transparência, a responsabilidade social e o respeito à natureza e à sociedade, construir um lugar bom para se trabalhar não seria possível sem um time comprometido de quase 200 colaboradores e das relações de longo prazo que construímos lado a lado com os nossos clientes e parceiros.

 

Cultura de resultados

Na Enacom, acreditamos que uma cultura de resultados precisa ser baseada em valores sólidos, inovadores e objetivos, e por isso, procuramos orientar a trajetória dos nossos colaboradores durante toda a sua permanência conosco.

Para isso, contamos com um time multidisciplinar que acredita na importância de investir em novos talentos e que, na mesma medida, faz interações rotineiras com aqueles em início de carreira, impulsionando o seu desenvolvimento.

Este esquema é a base de uma cultura colaborativa e de excelência, cujo resultado é um time que trabalha junto para entregar o que há de mais inovador para os nossos clientes e para a sociedade, além de contribuir no crescimento pessoal dos nossos colaboradores.

Além disso, aplicar os valores da empresa é um incentivo para o dia a dia de trabalho de cada um que constrói a Enacom Group, porque servem de bússola para as tomadas de decisão e guiam o nosso time para resultados que fazem do nosso espaço um bom lugar para se trabalhar.

Por isso, quando pensamos na ideia de coragem somada ao compromisso de inovar constantemente, reconhecemos a importância dos nossos times nesse processo, que enfrentam desafios constantes nos projetos e entregam as melhores soluções para os nossos clientes.

 

Metodologia ágil no anywhere office

Em 2022 a Enacom, após dois anos de trabalho remoto por causa da pandemia, aderiu de vez ao conceito de anywhere office, e com ele a responsabilidade de estruturar esta modalidade de trabalho nos valores de uma metodologia ágil.

De modo geral, acreditamos que trabalhar de casa trouxe mais qualidade de vida e produtividade para todo o nosso time, além de contribuir com uma maior flexibilidade geográfica, o que proporciona uma troca cultural e de conhecimentos bastante ampla para as equipes.

Mas pensar uma metodologia ágil para o ambiente digital requer mais transparência, organização e priorização, por isso, trabalhamos as áreas técnicas e não-técnicas em squads com profissionais de departamentos e formações acadêmicas diferentes para o desenvolvimento de projetos.

Assim, quebramos a tradicional hierarquização de funções permitindo com que o trabalho fique mais visível para todo o time, colaborando para a ascensão profissional dos times dentro da empresa.

 

Bem-estar dos colaboradores

No trabalho remoto, assim como em qualquer outra forma de trabalho, é importante dar atenção à saúde física e mental.

Pensando nisso, a Enacom Group realizou um workshop obrigatório de ergonomia em 2022 e implementou um programa de ginástica laboral no final do ano. Com isso, os colaboradores podem solicitar até 11 equipamentos diferentes para melhorar a ergonomia em seu espaço de trabalho e aplicar o que foi ensinado no workshop.

Como forma de cuidar da saúde mental, definimos fronteiras, ainda que virtuais, entre vida pessoal e profissional, de forma que o Microsoft Teams se tornou o nosso ambiente profissional para interações entre os colaboradores.

Também consideramos uma prática de bem-estar para os nossos colaboradores entender seus direitos com relação ao trabalho, e por isso, lançamos uma série de playbooks temáticos que explicam itens como leis trabalhistas, informações financeiras, progressões de carreira e cuidados ergonômicos.

 

Crescendo na Enacom

Acreditamos que a carreira, a estratégia da empresa e os negócios estão relacionados entre si e devem estar sempre alinhados. Desta forma, a ascensão profissional dos colaboradores é facilitada pelo processo de mentoria dentro do grupo, sendo feita com a ajuda de um consultor externo.

Mas antes disso, entendemos que a atração, retenção e formação de talentos também exige “coragem para inovar”, principalmente no trabalho remoto. Por isso, ajustamos o processo seletivo, que incluiu novas modalidade de contratação e melhorias no processo, e o onboarding de novos colaboradores, de forma a tornar o início da trajetória dos funcionários mais eficiente.

O desenvolvimento de jovens profissionais também está fortemente relacionado aos valores e à cultura da Enacom Group, por isso, procuramos manter um ambiente propício para o crescimento profissional dos colaboradores, incentivando o estudo contínuo e promovendo interações entre profissionais sênior e júnior.

 

Há 14 anos desenvolvendo soluções baseadas em pessoas como foco de transformação, a Enacom Group entende que um bom lugar para se trabalhar depende de boas parcerias para entregas de valor.

E é por isso que certamente a #EnacomGPTW representa um time com capacidade para tornar a nossa empresa um ótimo lugar para se trabalhar, multicultural, de respeito e de coragem para inovar.

Procure os nossos especialistas para saber mais sobre quem somos e quais são as nossas soluções na Indústria 4.0.

 

 

 

 

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