A maioria das pessoas tem dificuldade em equilibrar o tempo entre trabalho e vida pessoal, especialmente quem trabalha em home office e vive cercado de telas.
Para esses trabalhadores uma rotina cheia de tarefas diárias, prazos apertados e longos períodos sem folga é bastante comum.
No entanto, estas condições de trabalho a longo prazo podem prejudicar o bem-estar físico e levar à exaustão mental e emocional rapidamente.
Por isso, é preciso adaptar a forma como trabalhamos para uma vida pessoal e profissional mais equilibrada e menos desgastante.
Neste post trazemos algumas dicas, que se bem aplicadas, podem melhorar a sua qualidade de vida e desempenho profissional de maneira saudável. Confira!

Qualidade de vida e destaque profissional andam juntos, mas é preciso se planejar
Priorize sua vida pessoal além do trabalho
Tire um tempo para si, pratique atividades físicas, invista em hobbies e passe tempo com sua família e amigos.
Mesmo que você adore seu trabalho, é preciso fazer pausas dele regularmente para recarregar as energias.
E se você tem muita exposição a telas em seu período de trabalho, lembre-se de dar um tempo delas quando estiver em seu momento de descanso.
Cuidado com as altas cargas de trabalho
Estipule uma rotina de trabalho que atenda às necessidades dos clientes de forma realista, com horários definidos e que não extrapolem os seus limites.
Isto inclui desde responder e-mails em finais de semana até aquela reunião no final do dia que passa do seu horário e acaba virando rotina.
Além disso, quando for o caso, delegue tarefas para a sua equipe. Assim a carga de trabalho ficará equilibrada entre todos e ninguém ficará sobrecarregado.
Imponha limites na sua carga de trabalho
Se você não puder trabalhar após um certo horário, deixe a sua equipe ciente de que você não estará disponível.
O trabalho em excesso pode levar a uma queda do seu desempenho e impactar seriamente na sua saúde mental.
Por isso, saiba impor limites e dizer quando as tarefas estiverem muito desgastantes.
Gerencie suas tarefas de trabalho
Organização e planejamento são fundamentais para evitar o estresse e a sobrecarga no trabalho.
Utilizar ferramentas para acompanhar as tarefas pendentes, comunicar-se de forma eficiente com a sua equipe e gerenciar da melhor forma o seu tempo de trabalho garantem uma melhor qualidade e desempenho nas suas tarefas.
Leia o nosso texto sobre organização de tarefas e confira mais dicas sobre como gerir melhor o seu dia a dia no trabalho.
Trabalhe de casa com qualidade
O trabalho remoto tem se tornado cada vez mais comum, e é uma excelente maneira de equilibrar trabalho e vida pessoal, desde que você seja uma pessoa organizada e com estrutura para isso.
A Enacom é uma empresa 100% home office que, além de garantir estrutura tecnológica e equipamentos para o home office, orienta seus colaboradores de forma a melhorar a sua qualidade de vida no trabalho remoto com o auxílio de profissionais capacitados em Ergonomia, por exemplo.
Procurar entender como você pode tornar o seu ambiente de trabalho em casa mais confortável da maneira correta e aplicar técnicas de concentração, relaxamento e até mesmo experimentar diferentes técnicas de foco que funcionem para você podem dar maior qualidade e eficiência ao home office.
Defina um espaço de trabalho adequado
Ao trabalhar de casa é importante ter um espaço dedicado para isso que seja confortável, silencioso e bem iluminado.
Quando se define um espaço de trabalho fica mais fácil agir como se naqueles dias e horários em que você está neste espaço, você não está em casa, mas no trabalho.
Estabelecer esta relação de trabalho dentro de casa ajuda a construir equilíbrio e fortalecer a organização do seu espaço.
Organize a sua rotina de trabalho
Para manter uma boa qualidade no trabalho home office, é importante estabelecer uma rotina bem definida, com horários fixos para o início e fim das atividades.
Uma organização com pausas para descanso e alimentação, entre outros momentos importantes, ajudam a manter a disciplina e a produtividade ao longo do dia.
Além disso, evite distrações. Essa pode ser a parte mais difícil de se trabalhar de casa, mas para manter o foco em suas atividades, é importante manter distância das redes sociais, televisão, animais de estimação, entre outras coisas que podem desviar você de uma rotina de trabalho produtiva.
Priorize a sua qualidade de vida
Na Enacom Group, valorizamos o bem estar dos nossos colaboradores e estamos sempre implementando atividades de integração e cuidados à saúde física e mental. Além disso, acreditamos na importância de estabelecer limites entre a vida pessoal e o trabalho, ainda que o nosso escritório seja em casa.
Para saber mais sobre as práticas de governança na Enacom, fale com o nosso time e aumente a qualidade das suas entregas com uma rotina de trabalho e momentos de descanso planejados.