Logotipo ENACOM branco

BLOG

Logotipo ENACOM branco

BLOG

ESG em 2023: principais tópicos

ESG é uma sigla em inglês que significa “Environmental, Social and Governance” (ambiental, social e governança, em português). O parâmetro é usado para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Mas em 2023 o significado de ESG girou em torno de cinco itens: descarbonização, mercado de carbono, diversidade e inclusão, transparência e estratégia de engajamento. Continue lendo e saiba mais sobre os tópicos da sigla que marcaram o ano e que tem potencial para crescer em 2024.

 

safety culture hub intro scaled 1 1024x516 1

Empresas que investem em ESG com transparência e responsabilidade atraem investidores conscientes

 

Governança Corporativa Responsável

A descarbonização tem a função de reduzir a emissão de carbono na atmosfera e foi prioridade entre empresas, investidores, formuladores de políticas e sociedade civil em 2023, com tendência para continuar evoluindo em 2024.

A pressão regulatória e o nível de emissão de carbono foram os principais responsáveis pelo movimento, que é essencial para as estratégias de fundos de investimentos nas empresas. A redução da pegada de carbono visando a transparência nas negociações e planos bem executados ajudam empresas a desenvolver uma governança corporativa responsável e sustentável, além de atrair investidores conscientes.

 

Sustentabilidade empresarial

Seguindo a linha da responsabilidade corporativa, em 2023 o mercado de crédito de carbono cresceu e o sistema tem se mostrado uma importante solução alternativa em relação às mudanças climáticas.

O governo brasileiro, ao regulamentar o mercado de carbono no país, também deu um grande passo para o mercado, cuja estimativa era aumentar os créditos voluntários de carbono em até 40%, gerando cerca de US$ 1,9 bilhão em valor em 2023.

 

Mensuração e comunicação em ESG

Com o crescimento de investimentos de sustentabilidade em empresas, cresce também a necessidade de desenvolver relatórios que avaliem o seu desempenho e transparência.

Segundo pesquisa da Deloitte e do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibris), em 2023, 87% das empresas listadas na B3, operadora da bolsa de valores do Brasil, aumentaram sua preocupação sobre os critérios ESG.

A XP Investimentos relata que investidores preferem uma estratégia de engajamento corporativo para impulsionar a agenda ESG e levar a mudanças positivas da empresa. Por isso, este dado indica o quanto os relatórios em ESG são uma evolução crucial para os negócios, uma vez que será fundamental para que os investidores avaliem o compromisso das empresas.

 

Impacto social e diversidade

Iniciativas de empresas para estimular inclusão e diversidade em seus espaços foram outra tendência em 2023. A XP Investimentos aponta que entre 2021 e 2022, a maioria das empresas que não tinha mulheres em cargos de gerência passou a ter pelo menos uma representante feminina no órgão.

E mesmo que o crescimento da representatividade de mulheres seja lento, somando apenas 5,9% nos últimos cinco anos, o Brasil tem espaço para um crescimento significativo nessa agenda com ações ativas para continuar crescendo em 2024.

 

São muitas as possibilidades para o melhor desenvolvimento das práticas ESG na indústria, e o balanço dos principais tópicos de 2023 mostram isso. O futuro é sustentável, responsável e precisa ser planejado com inteligência estratégica. Otimize o futuro da sua empresa com as nossas soluções robustas e faça o relatório técnico sustentável do seu projeto com o nosso time de especialistas.

 

 

 

 

Eleve o seu nível competitivo com a ENACOM

Soluções de Ponta a Ponta e Customizadas para seu negócio

Principais Segmentos

Contato

Redes Sociais

92 / 100