Enacom Group as a Great Place to Work
A Enacom utiliza uma cultura de resultados baseada em valores sólidos, inovadores e objetivos para a trajetória dos nossos colaboradores e parceiros.
BLOG
BLOG
As ferramentas digitais sem dúvidas trouxeram avanços para a sociedade. Tecnologias que surgiram com a Indústria 4.0 como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem são termos bastante comuns hoje e passam despercebidos nos negócios.
A também chamada Quarta Revolução Industrial inseriu a automação e a integração de tecnologias, como a robótica, no setor industrial e tem como objetivo promover a digitalização dos processos e atividades para aumentar a produtividade. Mas como chegamos até aqui? Continue lendo para saber mais sobre o mundo da Indústria 4.0.
A Indústria 4.0 é composta de diversas tecnologias que garantem maior competitividade no mercado
A Primeira Revolução Industrial aconteceu em 1780, quando foram substituídos velhos teares manuais por teares mecanizados.
A segunda etapa, ocorrida em 1870, resultou na criação dos motores elétricos e no uso dos combustíveis derivados do petróleo.
Já em 1970 começou o avanço da tecnologia, dos computadores e da robótica que levaram à Quarta Revolução Industrial, com a combinação das tecnologias digitais integradas aos grandes maquinários industriais.
O termo Indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez em 2011, na Alemanha, durante a Feira de Hannover. No ano seguinte, desenvolvedores de projetos produziram um relatório com inovações tecnológicas para a indústria e em 2013, na mesma feira, foi lançada a versão final do estudo sobre a Indústria 4.0.
A Revolução 4.0 possibilitou a criação de indústrias inteligentes e automatizadas, com autonomia e precisão para evitar ou prever falhas, agendar manutenções e realizar procedimentos de adequação.
Seus diferenciais com relação à indústria tradicional podem ser identificados na descentralização de processos com sistemas que podem tomar decisões em tempo real sobre as necessidades da produção, na versatilidade modular que garante mais flexibilidade e a possibilidade de adaptar as máquinas de acordo com as necessidades da demanda, e na virtualização de sistemas em que toda a fábrica pode ser monitorada e controlada remotamente por meio de sensores.
A Revolução Industrial 4.0 não se relaciona, necessariamente, a altos investimentos e ferramentas complexas. Isso porque até mesmo pequenas indústrias podem implementar soluções tecnológicas em seu negócio e otimizar seus resultados.
Os impactos das tecnologias da Indústria 4.0 são visíveis em todos os setores e muitas empresas estão adentrando neste mundo para garantir a sua competitividade no mercado. Conheça algumas dessas tecnologias e como elas podem contribuir positivamente para o seu negócio:
Aplicação de análise avançada e técnicas baseadas em lógica, incluindo aprendizado de máquina, para interpretar eventos, analisar tendências e comportamentos de sistemas, apoiar e automatizar decisões e realizar ações.
É a distribuição de serviços de computação – servidores, armazenamento, bancos de dados, redes, software, análises, inteligência – pela Internet, com utilização de memória, capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores hospedados em Datacenter, proporcionando recursos flexíveis e economia na escala.
A computação em nuvem permite às empresas acessar recursos computacionais abundantes como um serviço e a partir de distintos dispositivos remotos. Desta forma evitam-se investimentos altos em equipamentos e equipe de suporte, permitindo a empresas focarem seus investimentos nas suas atividades principais.
É uma abordagem para atuar em dados com maior variedade e complexidade, que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior, usados para resolver problemas de negócios.
Esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados não consegue gerenciá-los. Por isso, são utilizadas técnicas estatísticas e de aprendizagem de máquina para extrair informações relevantes aos negócios, inferências e tendências não possíveis de se obter com uma análise humana.
Dispositivos que agem em grande parte de forma autônoma e que interagem fisicamente com as pessoas ou seu ambiente e que são capazes de modificar seu comportamento com base em dados de sensores.
União de diferentes sistemas de computação e aplicações de software para atuar como um todo coordenado que possibilita a troca de informações entre os diferentes sistemas, permitindo às empresas um olhar abrangente sobre o seu negócio.
As informações em tempo real sobre o processo produtivo influenciam a tomada de decisões gerenciais mais rapidamente, bem como decisões estratégicas sobre o negócio da empresa conseguem ser mais facilmente implantadas na planta de produção.
Utilização de computadores e conjunto de técnicas para gerar modelos digitais que descrevem ou exibem a interação complexa entre várias variáveis dentro de um sistema, imitando processos do mundo real.
A nova geração da indústria exige adaptações também no relacionamento tradicional de produção entre fornecedores, produtores e clientes, assim como a interação entre o humano e a máquina.
Essa mudança melhora a eficiência da indústria, mas pode se tornar um desafio se não for executada corretamente.
Buscar as tecnologias adequadas a sua empresa, treinar os colaboradores para os novos equipamentos e estar preparado para a nova demanda do mercado são passos fundamentais para o sucesso na era da Indústria 4.0. Confira alguns aspectos que colaboram para o sucesso da implementação da Indústria 4.0:
Como não precisa do uso de muitos equipamentos próprios, traz muitos benefícios de sustentabilidade para pequenas empresas, como economia de energia, de espaço e de infraestrutura, entre outros.
Com o uso de dispositivos digitais para o gerenciamento do ciclo de vida de produtos e sua movimentação, a aplicação da Indústria 4.0 oferece como resultado uma maior eficiência na rastreabilidade, um melhor controle da funcionalidade e a racionalização do gerenciamento da produção corporativa.
Permite o aumento da eficiência operacional através da introdução de técnicas de automação e de uma produção mais flexível, permitindo aos fabricantes um aumento da produtividade em até 30%.
O desenvolvimento da empresa 4.0 no Brasil envolve desafios que vão desde os investimentos em equipamentos que incorporem essas tecnologias, à adaptação de layouts, adaptação de processos e das formas de relacionamento entre empresas ao longo da cadeia produtiva, criação de novas especialidades e desenvolvimento de competências, entre outras.
O cruzamento de informações que permite conectar o pedido de compra, a produção e a distribuição de forma autônoma, sem que as pessoas precisem tomar decisões a todo o momento, por exemplo, exigirá novas formas de gestão e engenharia em toda a cadeia produtiva.
Poucas empresas estarão preparadas para enfrentar todas estas mudanças de uma vez, mas existem, por outro lado, milhares de empresas que deverão participar do processo de difusão dessas novas tecnologias paulatinamente, de acordo com suas trajetórias, suas capacitações e suas estratégias.
Nesse contexto, o que tende a ocorrer durante o desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil é que algumas empresas entrarão no novo paradigma e vão, mais cedo ou mais tarde, estimular outras a apressarem sua inserção neste mundo, sob risco de não conseguirem sobreviver no novo ambiente competitivo.
A Enacom Group atua há 14 anos no mercado desenvolvendo soluções com tecnologias-chave da Indústria 4.0, como Inteligência Artificial e Big Data para os mais diversos problemas da indústria.
Converse com os nossos especialistas e invista na competitividade assertiva para a sua empresa.
A Enacom utiliza uma cultura de resultados baseada em valores sólidos, inovadores e objetivos para a trajetória dos nossos colaboradores e parceiros.
As organizações movimentam grandes volumes de dados na Indústria 4.0. Acesse e entenda a importância da privacidade de dados para a sua empresa.