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O S&OP, sigla para Sales and Operations Planning (em português “Planejamento de Vendas e Operações”), é um método de gerenciamento que tem como principal objetivo equilibrar os departamentos dentro de uma empresa e contribuir com a tomada de decisões para assegurar que as metas sejam condizentes com a realidade da organização.
Grandes empresas com foco em distribuição utilizam o S&OP para integrar o plano de produção e vendas em uma visão única, melhorando o desempenho da organização como um todo.
A Enacom Group desenvolveu uma solução em S&OP específica para o gerenciamento de portos que otimiza o planejamento e a operação portuária, fornecendo suporte para tomar decisões mais assertivas baseadas nos dados reais da operação para todos os processos portuários de importação e exportação.
Quer saber mais sobre o S&OP e como ele pode ser uma ferramenta aliada para a sua empresa? Continue a leitura.
O S&OP gerencia e equilibra os departamentos de uma empresa para garantir melhores resultados
O Planejamento de Vendas e Operações é um processo integrado para gerir as áreas de logística e negócios. A evolução dessa modalidade aconteceu quando as indústrias decidiram integrar as áreas administrativas à produção.
Nas grandes indústrias, é necessário planejar o volume de produtos, e o planejamento integrado permite a possibilidade de gestão dos negócios de uma forma sustentável, gerenciando e alocando os principais recursos da operação como um todo, desde o planejamento de produção até a entrega final dos produtos.
Até alguns anos atrás, o planejamento da produção, plano de negócios e estratégias não eram feitos de forma integrada e acabavam ocorrendo ruídos no decorrer das entregas durante o mês.
Com o objetivo de garantir as vendas e entregas e pensando de uma forma mais estratégica, os times das empresas de logística passaram a planejar suas demandas em conjunto, com ciclos mensais, coordenando esforços para previsão de demanda entre vendas e operações.
Previsão de demanda: ajuda a criar previsões de demanda precisas, usando tecnologias de análise de dados avançadas e inteligência artificial, permitindo que a indústria 4.0 adapte sua produção de acordo com a demanda prevista.
Alinhamento e colaboração: facilita a colaboração entre as diversas áreas da empresa, incluindo vendas, produção, planejamento e finanças, permitindo que todos trabalhem juntos para atingir objetivos comuns.
Planejamento da capacidade: permite que a empresa planeje sua capacidade de produção, identificando gargalos na produção e otimizando a alocação de recursos, evitando excessos ou falta de capacidade.
Redução de custos: ajuda a reduzir custos na indústria 4.0, garantindo que as empresas produzam apenas o que é necessário e evita excessos de estoques e desperdícios.
Visibilidade em tempo real: fornece visibilidade em tempo real sobre o desempenho do negócio, permitindo que a empresa monitore seu desempenho e faça ajustes em tempo hábil, otimizando a eficiência e maximizando os lucros.
1. Imersão e diagnóstico: em um primeiro momento são feitas entrevistas com os stakeholders e define-se um valor baseado nos pontos de dor da empresa.
2. Mapeamento e seleção de cases prioritários: é feito um levantamento das principais iniciativas, análise de impacto e potenciais retornos, além de um levantamento de requerimentos para dar início ao projeto.
3. Compartilhamento de dados: a partir daí é feita uma coleta de dados com a contratante e um baseline de performance e KPI’s (Key Perfomance Indicator).
4. Integração/otimização: nesta etapa é feita a execução de análise de oportunidades e a integração de sistemas.
5. Workshop de entrega e treinamento: por fim, a entrega consiste na operação assistida da solução desenvolvida e o treinamento das equipes envolvidas.
Na Enacom Group entendemos que é fundamental mostrar os benefícios de um método para entender as razões de aplicá-lo em sua empresa. E com o S&OP não é diferente. Afinal, a falta de sincronia entre os setores gera impedimentos que afetam o desempenho da empresa.
Nesse sentido, separamos uma lista de motivos para que você veja a importância de adotar o Planejamento de Vendas e Operações no seu negócio.
Com o S&OP, você:
A Enacom é especializada no segmento de logística e criou o S&OP Digital Portos, um software capaz de planejar e programar os ativos portuários, além de otimizar o planejamento dos navios, armazéns, moegas e etc, maximizando a operação dos portos.
Com mais de 13 anos de experiência nos grandes segmentos da indústria, desenvolvemos soluções personalizadas para o que a sua empresa precisa. Conheça o nosso case com o uso de S&OP para uma das maiores empresas de logística do Brasil.
Neste projeto geramos ao nosso cliente mais de R$1 Milhão de ganho apontado no primeiro ano após a implementação da S&OP, otimização do transporte de 3 milhões de toneladas de grãos ao mês, respostas rápidas e comparação de cenários, além de um software de S&OP 100% customizável.
A Enacom Group atua há 14 anos no mercado da Indústria 4.0 e o nosso Sales and Operations Planning (S&OP) para o gerenciamento da operação portuária é uma de nossas tecnologias customizáveis que apresenta grande potencial de cenário competitivo para as empresas. Converse com o nosso time de especialistas para implementar ferramentas aliadas no crescimento da sua empresa.
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Saiba mais sobre as fases de desenvolvimento da Enacom e o impacto do valor Coragem para Inovar nos avanços da empresa.